Por que você deve evitar a dieta da proteína?

Dieta da ProteínaA dieta da proteína, também conhecida como dieta de Atkins, é adotada por muitas pessoas que fazem de tudo para emagrecer, mesmo que isto signifique prejudicar a própria saúde e acabar de vez com o prazer de viver.

Ela ficou bastante famosa após a grande exposição que recebeu nas mídias depois de várias celebridades afirmarem que seguiram esta dieta para emagrecer em pouquíssimo tempo. Há relatos de perdas de até 7-8 kilos em apenas 14-20 dias.

Antes que fique empolgada(o), pense o seguinte:

1- Será que ela oferece a solução permanente que você tanto deseja?

2- Será que os efeitos desta dieta são realmente duradouros?

Afinal, de nada adianta emagrecer 8 kilos em 14 dias e, pouco tempo depois, engordar tudo novamente e jogar fora o sacrifício que foi feito.

 

Por que a dieta da proteína prejudica a sua qualidade de vida

Esta dieta baseia-se na redução drástica da ingestão de carboidratos (arroz, pão e massas em geral etc), que são a principal fonte de energia do organismo.

O emagrecimento ocorre porque, na falta deste nutriente, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura para obter energia e manter o organismo em funcionamento.

A alimentação fica praticamente restrita à ingestão de fontes de proteínas e gorduras como carnes, ovos, leites e derivados etc.

Como consequência destas características, as pessoas que seguem a dieta da proteína, geralmente, tem os seguintes sintomas: mau humor, desânimo, tontura e até lapsos de memória.

A pergunta que se deve fazer é: Você conseguiria viver o resto da sua vida comendo apenas carnes e ovos ou tomando shakes proteicos?

Será que a única maneira de emagrecer é deixando de comer tudo aquilo que você gosta?

Obviamente que NÃO! 

 

Quantas dietas você já tentou?

Na maior parte dos casos, os resultados obtidos seguindo as “dietas da moda” são apenas de curto prazo porque a alimentação se torna tão restritiva que pouquíssimas pessoas conseguem mantê-la por um longo período.

Após o término da dieta, as pessoas sofrem de compulsão alimentar, ou seja, compensam o período de abstinência se alimentando sem qualquer controle e acabam até engordando mais se comparado ao peso anterior.

Você já viveu isso ou conhece alguém que passou por esta situação? Provavelmente, sim!

Isto apenas prova que o emagrecimento correto não é feito à partir de uma mudança radical e extremamente restritiva na alimentação porque estamos lidando com fatores psicológicos humanos, e não apenas a ciência.

Uma ótima maneira de começar é aumentando a ingestão de alimentos chamados termogênicos, que aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo. Desta maneira, aumenta-se também a taxa de queima de gordura. Para saber mais informações, leia o artigo Melhores Termogênicos Naturais Para Emagrecer.